EXPURGO E PROFILAXIA

O expurgo é um método de controle amplamente utilizado nos locais de armazenamento de cereais, grãos, sementes, produtos farináceos e estruturas de madeira. No expurgo é utilizado inseticida fumigante a base de fosfeto de alumínio que age na forma gasosa penetrando em todos os pontos dos materiais atingidos.

Trata-se de um método extremamente eficiente, capaz de combater todas as fases de desenvolvimento dos insetos. Por não deixar resíduos, o expurgo é utilizado para controle em produtos alimentícios infestados por pragas, podendo ser consumidos por animais e seres humanos sem qualquer risco à saúde após o tratamento.

As medidas preventivas da infestação de pragas são as mais importantes na conservação de grãos, com menor custo e raramente aceitas e realizadas no armazenamento de grãos.

A Profilaxia e a Higienização das unidades armazenadoras, silos ou armazéns se resume na eliminação de todos os resíduos nas instalações, no armazém, nos corredores, nos túneis, nas passarelas, nas moegas nos elevadores, nas áreas externas do local.

Para que os resíduos sejam eliminados deve-se varrer os locais e coletar todos os resíduos eliminando o pó e posteriormente levar estes resíduos para serem queimados evitando a proliferação de insetos e de fungos, que poderão reinfestar as unidades armazenadoras.